Trabalhadores do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM marcaram uma greve de 24 horas que pode ocorrer na próxima terça-feira, 3 de outubro de 2023.
Segundo uma nota conjunta dos sindicatos, a paralisação será “devido as inúmeras afirmações do governador Tarcísio de Freitas de que pretende privatizar os serviços públicos do transporte sobre trilhos e do saneamento básico e fornecimento de água no estado”. Integra o grupo de grevistas os trabalhadores da Sabesp.
As entidades ainda afirmam que não será a “última cartada”, mas sim “um passo gigante de nossa luta contra a privatização, que tem na disputa da opinião pública com o Plebiscito uma arma decisiva.”
“E se não retirar os editais dos pregões que visam terceirizar serviços realizados por metroviários, debateremos na assembleia do dia 3/10 a forma de darmos continuidade na nossa luta contra a destruição do Metrô público.”
Caso de fato ocorra a greve, as seguintes linhas serão afetadas:
- Linha 1-Azul do Metrô;
- Linha 2-Verde do Metrô;
- Linha 3-Vermelha do Metrô;
- Linha 7-Rubi da CPTM;
- Linha 10-Turquesa da CPTM;
- Linha 11-Coral da CPTM;
- Linha 12-Safira da CPTM;
- Linha 13-Jade da CPTM (contando o Expresso Aeroporto);
- Monotrilho da Linha 15-Prata.
Já as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda não serão afetadas, já que são operadas pela iniciativa privada.