A Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung, construída em conjunto pela China e pela Indonésia, entrou em operação recentemente, reduzindo o tempo de viagem entre os dois locais de 3,5 horas para 40 minutos. No início de outubro, a ferrovia iniciará oficialmente a operação comercial, marcando a entrada da Indonésia na era das ferrovias de alta velocidade.
De acordo com comunicado da fabricante de trem CRRC, o sistema adota a tecnologia avançada do padrão chinês CR EMU com uma velocidade de 350 km/h, que atende ao ambiente operacional e às condições da rota da Indonésia. Foi projetado e fabricado levando em consideração a cultura da Indonésia e conta com tecnologia avançada, segurança e conforto. Além disso, o comboio adota tecnologia de sensores inteligentes, capazes de monitorar em tempo real, alertar precocemente e diagnosticar todos os sistemas críticos da UEM.
Durante uma cerimônia, o presidente da Indonésia, Joko, utilizou o trem de alta velocidade na estação Halim, em Jacarta. Ele espera que as pessoas na Indonésia usem o transporte público com mais frequência e utilizem o trem de alta velocidade para aliviar a pressão do transporte entre Jacarta e Bundang.