Ônibus

Dinamarca ganha BRT com ônibus biarticulados elétricos

Aalborg, um município da Dinamarca, localizado na Região Jutlândia do Norte, ganhou um sistema de Bus Rapid Transit (BRT) elétrico com veículos biarticulados, o chamado Plusbus. O novo BRT tem aproximadamente 12 km de extensão e atende 22 paradas de Veddeløbbanen, passando pelo centro da cidade, por duas importantes estações ferroviárias até o extenso campus universitário.

Substitui a linha 2 de ônibus, e rota foi adaptada ao padrão BRT com longos trechos segregados, paradas redesenhadas e prioridade nos semáforos.

As restrições e proibições de trânsito em vários trechos rodoviários ao longo da linha garantem um fluxo rápido dos coletivos. O tempo de viagem em toda a linha é de 30 minutos, 5 a 6 minutos mais curto que o ônibus diesel da linha 2.

O intervalo é de 7,5 minutos durante a semana, à noite e nos finais de semana há um ônibus a cada 15 minutos. A frota é composta por veículos da Solaris, modelo Urbino 24 elétrico. São ao todo 14 ônibus a bateria, e cada um possui dois motores de tração com capacidade total de 240 kW acionando dois eixos motores. As baterias Solaris High Energy com capacidade total superior a 700 kWh são recarregadas exclusivamente por plug-in.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus