A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM assinou contrato com a Neoband Soluções Gráficas Ltda para prestação de serviços de produção e instalação de adesivo externo em veículos terrestres para adesivagem dos trens do Expresso Turístico.
Os carros em questão são os de prefixos PI-3253, SI-3255, SI-3259 e SI-3254 e da automotriz prefixo CPTM1 946003-9 utilizados no serviço do expresso turístico. Os valores do contrato são de R$ 95.500,00.
A Companhia ainda recentemente assinou contrato com a Imply Rental Locação de Equipamentos e Serviços Ltda para prestação de serviços especializados em administração de bilheteria, com venda de ingressos exclusivamente por canal online, para seu Serviço do Expresso Turístico.
Expansão do Expresso Turístico
No plano de negócios da CPTM, nos compromissos de 2023, a empresa cita que tem a meta de “elaborar estudo de novos trechos”.
A CPTM realiza viagens turísticas para 3 destinos (Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba) e, em novembro de 2022, instaurou uma nova unidade de negócios dentro da Diretoria de Planejamento e Novos Negócios, para captar todo o potencial de receitas acessórias que estas viagens são capazes de proporcionar.
Análises estaduais
Uma reunião entre autoridades do estado de São Paulo, de prefeituras da região metropolitana de São Paulo, e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, ocorrida em uma viagem do Expresso Turístico, debateu o desenvolvimento do Turismo Ferroviário no Estado.
Uma viagem ocorreu com as autoridades em julho de 2023, em um trem da CPTM, entre a Luz e Paranapiacaba. O evento contou com a presença de representantes de Santo André, que formaram um grupo de trabalho para turismo ferroviário na Vila Histórica.
De acordo com o presidente da CPTM, Pedro Moro, em suas redes sociais, o grupo de trabalho deve traçar um diagnóstico atual do turismo ferroviário no Estado de São Paulo, além de elencar os principais indicadores a serem desenvolvidos e principais propostas das partes interessadas.