Na expansão de oito quilômetros, da Vila Prudente até a Penha, a conexão do eixo de transporte que corre debaixo da avenida Paulista com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, talvez seja o ponto mais importante do projeto de extensão, que deve atender mais de 100 mil passageiros por dia.
As duas linhas que correm paralelas entre Itaquera e Brás são uma das mais cheias do transporte metroferroviário paulista. São a principal conexão de transporte de alta capacidade a regiões populosas, como Itaquera e Guaianases, na cidade de São Paulo, além de cidades do Alto Tietê, com o centro da capital e o restante da malha sobre trilhos, com mais de 370 quilômetros de extensão.
Hoje, o passageiro precisa seguir até uma estação de integração na região central, como o Brás, a Luz, a Sé ou República para seguir a viagem de trem ou Metrô. Com a nova integração da Linha 2-Verde em Penha, o passageiro terá essa nova opção para chegar até a Paulista, sem precisar ir até o centro.
Esse novo caminho irá diminuir o fluxo de passageiros das linhas 1-Azul e 3- Vermelha, principalmente nas estações Luz, Sé e Paraíso. Além disso, o passageiro da Vila Invernada, Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Carrão, Vila Manchester e Aricanduva passa a contar com o transporte de alta capacidade e mais pontual em relação aos demais.
A estação da linha 2-verde na Penha terá quase 29 mil m² e grandes números, como 10 linhas de bloqueios (as catracas), sete níveis, 30 escada rolantes, 16 fixas e seis elevadores.
Já a parada da Linha 3 deve ter melhorias. Além disso, serão instaladas mais 4 escadas rolantes e dois novos elevadores. Por fim, a nova estação Penha da Linha 11-Coral deve ter 8,2 mil m², trezes escadas rolantes e dois elevadores.
Antes de ser a tripla conexão, a Penha ainda deve desempenhar um papel importante na expansão da Linha 2-Verde. O tatuzão após escavar os túneis entre o Complexo Rapadura e Vila Prudente, deve ser desmontado e remontando aqui na região para concluir suas escavações até voltar ao Jardim Textil, onde atualmente está sendo montado.
Confira vídeo no canal do Via Trolebus: