Metrô SP

Conheça a fábrica de túneis do Metrô

Renato Lobo | Via Trolebus

Recentemente, o Metrô de São Paulo entregou a fabrica, que podemos dizer, fabrica as paredes dos túneis. O novo galpão tem 2,5 mil m², e tem capacidade para produzir 56 segmentos de anéis por dia.

Contando com dois turnos de trabalho e 100 pessoas envolvidas nas atividades, a nova fábrica será a responsável pela produção de 29.414 segmentos de concreto, compondo assim os 4.202 círculos de anéis que vão revestir os quase 7 km do túnel da via entre a Vila Prudente e a Penha.

Renato Lobo | Via Trolebus

Cada anel demora cerca de 6 horas entre a montagem da armação, moldagem e cura a vapor do concreto, possibilitando que as peças sequem com a resistência adequada para estocagem. É necessária um controle rígido de qualidade das aduelas, afinal de contas, são elas que vão revestir os túneis do Metrô.

Túnel que vai abrigar as vias em baixo do Rio Tietê | Renato Lobo | Via Trolebus

Após estarem prontas, as peças serão levadas ao Complexo Rapadura, e uma a uma, são levadas ao tatuzão. É o grande maquinário que vai posicionar essas peças e formar o arco.

Confira o vídeo da visita no canal do Via Trolebus:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus