TAV

Com trens mais longos, Alemanha vai aumentar oferta de assentos em 25%

A operadora Alemã DB deve aumentar oferta de assentos em 25% em 2024. O novo horário inclui o aumento do número de assentos disponíveis nas rotas de alta demanda entre Berlim – Renânia do Norte-Vestfália e Berlim – Munique. Haverá a introdução de novos trens ICE e trens mais longos.

A DB aumentará o número de serviços Sprinter entre Berlim e Munique de sete para 14 por dia, juntamente com os serviços existentes via Leipzig e Halle. A operarão sem escalas entre Berlim e Nuremberg, deve reduzir o tempo de viagem para 3h 45min. O novo horário entrará em vigor no dia 10 de dezembro.

A empresa ainda deve oferecer um novo serviço ICE de duas horas entre Berlim, Wuppertal e Colônia, o que eliminará a necessidade de dividir e acoplar trens em Hamm (Vestfália) a cada duas horas. Isto reduzirá o tempo de viagem em até 10 minutos, enquanto os ICE que passam por Dortmund e Düsseldorf operarão a cada duas horas para duplicar a capacidade. Juntos, estes criarão um serviço de meia hora entre Hanôver e Berlim.

O tempo de viagem entre Berlim e Amesterdão será reduzido em cerca de 30 minutos através da utilização de locomotivas multissistema, que eliminam a necessidade de mudança de locomotivas na fronteira, e da introdução de um novo horário na linha.

A DB aumentará o número de serviços intermunicipais diários entre Nuremberg, Jena e Leipzig de um para cinco, com paradas adicionais em Rudolstadt e Ludwigsstadt.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus