Belo Horizonte passou a testar um ônibus elétrico da BYD – Build Your Dreams. A capital mineira tem planos de renovar em 40% a frota de ônibus com veículos elétricos e movidos a biocombustível. O teste deve durar cerca de 40 dias.
O modelo que vai atender os passageiros da capital mineira é o BYD D9A, tipo padron, que tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa e capacidade para 78 passageiros.
O motor é integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com módulo de controle de tração. O ônibus tem suspensão pneumática dianteira e traseira com ajuste de altura. O sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo proporciona mais segurança e autonomia ao veículo.
“A cidade de Belo Horizonte dá um passo importante para tornar o transporte sustentável, com melhora da qualidade do ar e da saúde da população”, diz Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.
A fabricante ainda promete um custo mensal menor para abastecer um ônibus elétrico com energia, o pode chegar até 4 vezes menos do que um ônibus a diesel. Um ônibus elétrico deixa de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores.