Metrô

Alstom vai fornecer sistema de sinalização para o Metrô de BH

A linha 1 do Metrô de Belo Horizonte, além da nova Linha 2 devem ganhar o sistema de sinalização ATO (Operação Automática de Trem) da Alstom. O sistema ainda deve ganhar 24 novos trens.

A fabricante de trens francesa ainda deve fornecer o Centro de Controle Operacional (CCO) para a Linha 1 e sua extensão e para a nova Linha 2. O ATO fornece um sistema mais seguro, eficiente e confiável para os operadores. Esta tecnologia garante que os trens parem nos pontos certos e que as portas abram e fechem em intervalos definidos. Além disso, serão instalados 48 sistemas de Controle Automático de Trens (ATC) para equipar 24 novos trens que serão adquiridos futuramente, além da modernização dos trens existentes que operam na Linha 1.

“Esse contrato celebra uma transformação significativa na mobilidade urbana da cidade. Por meio da implementação de tecnologia de sinalização de ponta e do aprimoramento do Centro de Controle Operacional, estamos redefinindo os padrões de excelência no setor em Belo Horizonte. A introdução pioneira do sistema ATO sublinha nosso compromisso em trazer inovação e aprimoramento tangível para a experiência do transporte na capital mineira
”, diz Michel Boccaccio, presidente da Alstom no Brasil e diretor geral para América Latina.

A conclusão do projeto de sinalização da Linha 1, incluindo a extensão até a estação Novo Eldorado, está prevista para 2026.

A Linha 2 terá uma extensão total de 10,5 quilômetros de sinalização com 7 estações que se estenderão de Nova Suíça ao Barreiro. Até 2027, as obras da linha 2, incluindo a estação Barreiro, estarão concluídas. O contrato de concessão prevê que até 2028 este trecho estará em operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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