Imagine conduzir todo o dia um carro, moto ou bicicleta, e de repente se deparar com um novo veículo. Agora imagine se esse veículo pode transportar 2.600 passageiros de uma só vez. O site acompanhou o treinamento dos operadores no novo trem da ViaMobilidade, e pegou carona na aula prática, quando os operadores conduzem a composição com supervisão.
Trinta e seis novos trens devem operar nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Cinco chegaram no Pátio Presidente Altino, e desses, três estão prestando serviços.
“O treinamento no trem “alpha” tem uma duração de 50 horas, entre pratica e teórica. Então eles aprendem tudo que eles estudam em sala de aula, eles vão para o trem para fazer o reconhecimento e colocar em prática o aprendizado”, diz Rodrigo Alexandre Oliveira e Silva, Gerente de Atendimento e Tráfego da ViaMobilidade.
Depois da aula teórica é a vez da pratica no próprio trem, como o atendimento de ocorrências com passageiros nas viagens. Os operadores também aprendem a manusear os componentes do trem em caso de anormalidade. Em caso de falha na composição, o operador pode atuar e reestabelecer o equipamento para causar menos transtornos à operação.
Há ainda uma preocupação com a saúde mental do colaborador. “O ponto fundamental, independente do trem é o nível de atenção. A dedicação do treinamento, a dedicação diária, principalmente quando tem as reciclagens. Ele tendo domínio do equipamento e essa atenção concentrada e difusa, e alta disponibilidade, a gente não tem nenhum problema”.
Cerca de 80 operadores já estão treinados para operar o novo trem da série 8900. São ao todo 340 operadores nas linhas 8 e 9. Já os novos operadores estão sendo formados nos novos trens, e há ainda um treinamento de eletricidade básica em parceria entre a operadora e o Senai.
Depois do treinamento no pátio, e hora do operador ser testado na linha com supervisão. O Via Trolebus acompanhou esse treinamento, e mostra no vídeo abaixo: