Trens Regionais

Trem Maia no México deve ser entregue em dezembro

O México deve ganhar um novo trem de passageiros regional em dezembro: trata-se do Trem Maia, projeto tocado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Turismo do México (Fonatur).

Um artigo do site Rail Journal aponta que houve um progresso da seção 3, que vai de Calkiní, no estado de Campeche, a Izamal, em Yucatán. O diretor-geral da Fonatur, Javier May Rodríguez informou que a colocação da via foi concluída com 159 km. As obras de estações ao longo da linha decorrem dentro do cronograma. De oeste para leste, o grau de conclusão foi de 77% em Calkiní, 82% em Maxcanú, 52% em Umán, 78% em Mérida, 82% em Tixkokob e 67% em Izamal.

Os três viadutos do trecho 3 estavam 99,5% concluídos e as obras foram concluídas em 150 das 153 outras estruturas, incluindo terraplanagens, pontes subterrâneas e bueiros para a vida selvagem. Das 34 pontes rodoviárias sobre a nova ferrovia, 24 estavam agora abertas ao tráfego.

Material Rodante

O primeiro trem Xiinbal de quatro carros entregue pela Alstom em 8 de julho já completou mais de 1.000 km de testes. O trem fez sua primeira viagem nos trechos 2, 3 e 4 de Campeche a Hecelchakán onde parou para uma inspeção técnica. Em seguida, continuou até Teya, perto de Mérida, fazendo posteriormente sua segunda viagem de lá para Cancún, com parada intermediária em Chichén Itzá.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus