O México deve ganhar um novo trem de passageiros regional em dezembro: trata-se do Trem Maia, projeto tocado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento do Turismo do México (Fonatur).
Um artigo do site Rail Journal aponta que houve um progresso da seção 3, que vai de Calkiní, no estado de Campeche, a Izamal, em Yucatán. O diretor-geral da Fonatur, Javier May Rodríguez informou que a colocação da via foi concluída com 159 km. As obras de estações ao longo da linha decorrem dentro do cronograma. De oeste para leste, o grau de conclusão foi de 77% em Calkiní, 82% em Maxcanú, 52% em Umán, 78% em Mérida, 82% em Tixkokob e 67% em Izamal.
Os três viadutos do trecho 3 estavam 99,5% concluídos e as obras foram concluídas em 150 das 153 outras estruturas, incluindo terraplanagens, pontes subterrâneas e bueiros para a vida selvagem. Das 34 pontes rodoviárias sobre a nova ferrovia, 24 estavam agora abertas ao tráfego.
Material Rodante
O primeiro trem Xiinbal de quatro carros entregue pela Alstom em 8 de julho já completou mais de 1.000 km de testes. O trem fez sua primeira viagem nos trechos 2, 3 e 4 de Campeche a Hecelchakán onde parou para uma inspeção técnica. Em seguida, continuou até Teya, perto de Mérida, fazendo posteriormente sua segunda viagem de lá para Cancún, com parada intermediária em Chichén Itzá.
1 comentário