A Gestão Tarcísio de Freitas pretende conceder todas as linhas do Metrô de São Paulo para a iniciativa privada, segundo fala do próprio governador de São Paulo em um evento em Guarulhos. As informações são do Diário dos Trilhos.
“Com relação a modelagem do metrô, ela tá começando agora, vamos analisar a empresa, vamos ver qual é o melhor modelo para que a gente possa aumentar investimento, reduzir custos, melhorar a situação financeira, se é concessão, se a privatização, que vai ser o formato do metrô dali pra frente, então nós vamos estudar isso com muito cuidado, com muita responsabilidade. A ideia é que esse estudo aconteça ao longo do ano que vem e qualquer coisa em termos de leilão deve ocorrer em 2025.”
A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo autorizou a contratação da IFC – Corporação Financeira Internacional para consultoria de estruturação técnico-financeira da concessão de linhas do Metrô de São Paulo.
Na prática é um estudo que vai avaliar a possibilidade de conceder as linhas que hoje são operadas pela estatal: as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e monotrilho da Linha 15-Prata.
O contrato vale R$ 62 milhões (R$ 62.523.500,12), e deve durar 48 meses. Haverá ainda análises de expandir a capacidade de investimento e melhorar a governança da operadora.