A Siemens Mobility informou que concluiu os primeiros testes com seu trem a hidrogênio Mireo Plus H na Baviera. A fabricante diz que a conclusão dos testes é um marco importante enquanto se prepara para o lançamento dos serviços de passageiros com o trem nas rotas Bayern Regional Rail (BRB) administradas pela Transdev entre Augsburg e Füssen, e Augsburg e Peissenberg, em meados de 2024. A operação piloto do trem ocorrerá durante 30 meses e será apoiada pelo estado da Baviera.
“Vamos testar o comboio a hidrogénio numa ampla gama de condições quotidianas”, afirma o ministro dos Transportes da Baviera, Christian Bernreiter.
As rotas de Augsburg foram selecionadas devido às suas curvas e desníveis que impõem uma demanda especial ao desempenho do trem. “Nosso objetivo é encerrar as operações de diesel no transporte ferroviário local e regional de passageiros da Baviera até 2040”, pontua Bernreiter.
O Trem
O chamado Mireo Plus H é baseado na plataforma ferroviária Mireo da Siemens. Está equipado com duas células de combustível montadas no tejadilho e uma bateria de lítio. O sistema de fornecimento de energia a hidrogénio, combinado com acionamento elétrico, fornece 1,7 MW de potência de tração, proporcionando aceleração de até 1,1 m/s 2 e velocidade máxima de 160 km/h.
O trem tem um alcance de 1.000 a 1.200 km com um único tanque de combustível de hidrogênio e o reabastecimento leva 15 minutos.
“Com este trem estamos oferecendo uma solução sustentável para rotas ferroviárias que não são eletrificadas”, afirma o diretor administrativo e CFO da Siemens Mobility, Sr. Karl Blaim.