O tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai escavar os túneis da extensão entre Vila Prudente e Penha, pode terminar sua primeiro trecho de escavação no fim de 2024. O trecho em questão é entre o Complexo Rapadura e a região da Vila Prudente. A tuneladora que está sendo montada, poderá começar os trabalhos a partir de outubro. Depois da primeira etapa, o maquinário é desmontado e remontado na Penha, e volta a escavar até o Complexo Rapadura, completando oito quilômetros de extensão.

O Via Trolebus visitou as obras do complexo Rapadura, ponto importante das obras de extensão da Linha 2-Verde, que está recebendo o grande maquinário que será a maior tuneladora da américa latina, no ponto de vista de diâmetro: 11,66 m.
A expectativa é que a tuneladora avance até 15 metros por dia. O grande maquinário deve mobilizar cerca de 50 trabalhadores por turno, que por sua vez, pode chegar até três períodos.

A ampliação da Linha 2-Verde, segundo o Metrô, deve agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.