A negociação de venda de ônibus elétricos da BYD para a cidade de São Paulo está “na fase final de negociação”, segundo Bruno Paiva, Diretor da divisão de ônibus da BYD do Brasil, em entrevista ao Via Trolebus. O site visitou a fábrica da empresa em Campinas, e em breve lançará vídeo sobre a visita no canal do YouTube.
“De futuras negociações, hoje a gente tem São Paulo. A gente já tem 18 carros rodando na cidade de São Paulo desde 2019 e estamos em fase final de negociação com a cidade. Aí com os empresários para poder fechar o negócio de São Paulo”, afirmou Bruno Paiva.
De acordo com o executivo, há ainda conversas com outras cidades. “Paralelo a isso, a gente tem Goiânia que existem conversas. E São José dos Campos, onde teve uma licitação, a gente acredita que vai ter conteúdo em breve. Campinas tem uma manifestação em aberto, onde pode contemplar uma boa quantidade de veículos elétricos. Eu acho que é um processo que está começando no Brasil”, disse o diretor.
Há em operação veículos da BYD em São José dos Campos, com 12 articulados, e região metropolitana de Salvador com 20 veículos. Em Brasília, há seis veículos de baixo. Já no ABC, a operadora Suzantur possui veículos nas cidades de Mauá, Santo André e Diadema.
Empresa se prepara para pedidos
A cidade de São Paulo anunciou que terá até o fim deste ano, 600 novos ônibus elétricos, e mais 1400 em 2024. A fabricante chinesa, por sua vez, está expandindo a produção em Campinas com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, o que pode viabilizar a produção de 2500 ônibus elétricos por ano.
“A ideia é que essa fábrica produza oito chassis por dia. Nós temos também a fábrica em Salvador. A gente ainda não tem planos de montar ônibus. Mas isso com certeza está no nosso escopo. Vai depender muito da demanda. Se a demanda realmente vier e vier forte, a gente vai estar preparado para aumentá la na fábrica de Salvador”, disse Bruno Paiva.