No Dia Mundial sem Carro, o MetrôRio deve promover uma campanha de mobilização com o objetivo de surpreender os motoristas, que transitam no horário do pico, sobre a importância do uso do transporte coletivo.
Nesta sexta, agentes devem portar bandeiras e roupas que lembram as equipes do pit stop da Fórmula 1. Os promotores vão distribuir dois mil vouchers com passagens gratuitas para o metrô. Além de garantir o embarque, o voucher é um papel germinável com sementes de manjericão e pimenta que podem ser plantadas. A ação acontece na Rua Mario Ribeiro, na altura do número 200, no Leblon, das 7h às 10h, e das 16h30 às 19h30.
O endereço foi escolhido por se tratar de um local de grande movimentação de carros e com alto índice de congestionamento. Além da iniciativa, a concessionária realiza a campanha institucional de conscientização sobre o tema em todo o sistema metroviário, com o slogan “Quem vai de metrô contribui para o mundo chegar mais longe”.
O transporte de alta capacidade retira centenas de veículos das ruas contribuindo de forma significativa para a diminuição de congestionamentos na cidade, além da redução do efeito estufa e do aquecimento global. Cada composição pode reduzir a circulação de cerca de 900 carros (com duas pessoas).
“Com o avanço das pautas sobre sustentabilidade, a data tornou-se um importante movimento para conscientizar as pessoas sobre os efeitos causados pelo uso irrestrito do carro particular, a exemplo do aumento da poluição, do gasto de combustíveis e matérias-primas, além de congestionamentos. O sistema metroviário é uma alternativa que contribui para o meio ambiente e a mobilidade urbana, uma vez que, o modal utiliza energia renovável, emite menos poluentes e permite a retirada de milhares de automóveis das ruas todos os dias”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.