O Metrô de São Paulo está contratando a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para apoio à supervisão e fiscalização das obras civis e implantação de sistemas do túnel de conexão complementar entre a estação paulista da linha 4 – amarela e a estação consolação da linha 2–verde.
A contratação inclui análise e validação do projeto executivo de sistemas. Está ainda contratando apoio à supervisão e fiscalização da execução dos serviços pendentes relacionados à implantação de sistemas da linha 4 – amarela e linha 5 – lilás.
O edital e todos os seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site da Companhia do Metrô, www.metro.sp.gov.br. Os documentos e as propostas deverão ser entregues na Sessão Pública de Recebimento e Abertura, marcada para o dia 19/10/2023, às 10:00h, sala 2 (2º andar) do Edifício Cidade II – Rua Boa Vista, 175 – Centro – São Paulo – SP. A licitação é do tipo menor preço.
Novo túnel
Está em curso os preparativos da escavação e obra, além da montagem do canteiro, que inclui o remanejamento de redes de infraestrutura que passam pela região e planejamento dos desvios de tráfego junto à Companhia de Trânsito. O investimento será de pouco mais de R$ 60 milhões.
O novo túnel deve receber 18 mil passageiros por hora, além de ajudar na distribuição do fluxo de passageiros, proporcionando às pessoas uma conexão com mais espaço para circulação. A ideia é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação (Linha 2-Verde) para a Paulista (Linha 4-Amarela). A atual ligação será destinada para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.
Serão cerca de 90 metros de extensão do novo túnel com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois ele terá uma leve inclinação. Serão 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.