A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU homologou contrato com o Consórcio Paulitec-agis – Ponte Tribuna para execução das obras de recuperação, reforço e ampliação da Ponte dos Barreiros, que deve servir de rota para a terceira Linha do VLT da Baixada Santista.
A agora chamada Ponte A Tribuna tem uma estrutura de 650 m de comprimento e liga a área insular à área continental de São Vicente.
A reforma marca o início da implantação da fase 3 do VLT da Baixada Santista, conectando o Terminal Barreiros à Samaritá. O novo eixo de transportes vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental e dependem do transporte público para se deslocar até Santos, município onde se localiza a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.
A reforma da ponte
De acordo com o governo estadual, o projeto de reforma da ponte A Tribuna prevê a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (atualmente inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em 24 meses a partir da ordem de início. Após a reforma e ampliação da ponte, estão previstas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá.
Com suas três linhas, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros – Estação Porto), 8 km do segundo trecho – entre Conselheiro Nébias e Valongo (em obras), e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.