Metrô SP

Documento revela detalhes de trens da Linha 20-Rosa do Metrô

Metrô de Doha | Imagem ilustrativa

O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar as estações Santa Marina, em São Paulo, e Santo André no ABC Paulista, prevê trens similares ao usado na Linha 4-Amarela.

O “Relatório de Impacto Ambiental – Rima” da Linha 20 cita algumas premissas adotadas para elaboração do plano operacional da linha que terá 33 km de extensão e 24 estações.

O documento cita alguns detalhes como “ocupação máxima: 6 pass./m²”, “acionamento, abertura e fechamento de portas de 34 segundos”, além de outras características técnicas e funcionais do material rodante, como previsão de operação sem condutor por meio do sistema Unattended Train Operation – UTO – GoA4 (nível 4), composições operando por catenária em corrente contínua com tensão nominal de 1500 Vcc, Bitola nominal do rodeiro de 1.435 mm, e trens podendo ter 5 ou 6 carros com comprimento total de 110 m ou 132 m.

A composição poderá ter largura externa de 2,8 m, aceleração de partida em 1,12 m/s², frenagem de serviço nominal de 1,20 m/s², e velocidade operacional máxima de 80 km/h.

Os resultados de ciclo (volta completa) e velocidade são de 53,3 minutos com uma velocidade média de 36,0 km/h para a ligação Santa Marina – Saúde, considerado o trecho 1 da Linha, e de 97,9 minutos com uma velocidade média de 38,8 km/h para a ligação Santa Marina / Santo André.

Intervalo e demanda

Durante a 29° Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, representantes do Metrô em palestra informaram que o intervalo da Linha poderá ser de 133 segundos. Quando completa em um horizonte em 2040, a nova ligação poderá transportar 1,29 milhão de passageiros.

Sua frota será composta por 50 trens, e atendida por dois pátios, cada um em uma extremidade da linha.

Investimentos e benefícios

Para tirar do papel, devem ser investidos R$ 32,6 bilhões, mas segundo o Metrô, a linha trará um benefício social de R$ 3,51 bilhões por ano, ou seja, em 10 anos o valor investido volta para sociedade, com um transporte mais rápido, limpo e seguro para os passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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