O BYD, fabricante de ônibus elétricos, informou em um comunicado que cada coletivo evita, por ano, a emissão de 125 mil kg de CO2 , o equivalente ao plantio de 892 árvores. A nota foi publicada na semana em que se comemora o dia da Árvore, em 21 de setembro.
Os ônibus à bateria não emitem gás carbônico, não geram poluição sonora e possuem autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga de bateria. “A BYD trabalha constantemente pela excelência do transporte público de qualidade e atrelando tecnologia com responsabilidade ambiental. Os veículos 100% elétricos não geram poluição ambiental e nem sonora”, afirma Bruno Paiva, diretor da Divisão de Ônibus da BYD do Brasil.
A fabricante conta ainda que a mudança na matriz energética para os diversos modais de mobilidade é um movimento que vem ganhando cada vez mais espaço e que atende às demandas da sociedade de melhorar o transporte público e a qualidade de vida da população.
“A sociedade cobra cada vez mais dos gestores públicos uma maior responsabilidade com relação ao uso de veículos que não poluem. O custo de operação dos ônibus elétricos é, em média, metade de um veículo movido à diesel”, afirma Bruno. O executivo lembra que isso acontece por conta de os motores e sistemas elétricos utilizarem menos componentes do que os motores à combustão, o que os torna mais eficientes e reduz diversos custos de manutenção e revisão de peças.