Metrô SP Monotrilho

Queda de energia afetou duas linhas de metrô em SP

Renato Lobo | Via Trolebus

Uma queda de energia afetou pelo menos duas linhas do transporte metroviário na cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 15 de agosto de 2023.

Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontam uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

Em um comunicado o ONS confirmou “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados”. A causa da queda é apurada.

A circulação dos trens na Linha 15-Prata do monotrilho foi afetada das 8h35 às 9h14, após oscilação no fornecimento de energia pela ENEL. Os trens da Linha 15-Prata circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada em razão de falha causada no sistema de portas de plataforma na estação Vila Prudente. Uma equipe de manutenção foi acionada e normalizou o problema.

Já na Linha 4-Amarela, em razão de oscilação externa na alimentação de energia elétrica, os trens operaram entre 8h30 e 9h25, com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo entre as estações. Passageiros foram orientados por avisos sonoros e por AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nos trens e estações.

Por volta das 9h30, as duas linhas estavam operando normalmente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus