A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, assinou contrato para os projetos básico e executivo de requalificação do corredor de ônibus Santo Amaro – João Dias. O contrato deve durar 12 meses, custando aos sofres públicos R$ 4.613.972,42.
A pista exclusiva está inserida em um dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana definidos no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, que são áreas prioritárias para o crescimento da cidade.
O Projeto de Requalificação da Avenida Santo Amaro abrange um trecho de aproximadamente 3km, entre as Avenidas Presidente Juscelino Kubitschek e Av. dos Bandeirantes. As premissas do projeto consideram o importante papel da Avenida Santo Amaro na rede estrutural de transportes da cidade, sendo um eixo fundamental para a mobilidade da zona sul de São Paulo. Também considera a importância da Avenida para os bairros lindeiros, concentrando áreas de comércio local, supermercados, bancos e outros serviços.
Já o corredor Santo Amaro/João Dias por completo, que terá a reforma, conta com 7,8 quilômetros, com início na Av. Santo Amaro junto à Av. Portugal, até o entroncamento com a Rua Nove de Julho, onde tem início a Avenida João Dias. Nesta região parte o corredor de mesmo nome até o Terminal João Dias.
Segundo a prefeitura, a nova estrutura deve ter “painéis eletrônicos de mensagens variáveis, que auxiliam os condutores mediante a veiculação de mensagens dinâmicas em tempo real sobre situações das vias, tais como acidentes, congestionamentos, direcionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condições meteorológicas adversas.”
A administração municipal quer ainda aumentar as velocidades comerciais dos ônibus com a nova estrutura.