A Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), iniciaram a operação de uma plataforma de software para programação e planejamento do transporte coletivo de passageiros.
Desenvolvida pela Optibus, a ferramenta permite que a capital gaúcha tenha 100% de sua frota de ônibus gerenciada com inteligência artificial. A fabricante diz que o sistema melhora a eficiência e a confiabilidade de 2,8 milhões de viagens de ônibus que as empresas realizam anualmente. A previsão é que até o final do ano a tecnologia seja utilizada para fazer a gestão de toda a frota.
“Este é mais um passo importante que damos no Programa ‘Mais Transporte’, o qual aliado com as análises diárias que fazemos será fundamental para seguirmos qualificando o transporte coletivo e entregando um melhor serviço para o usuário do modal”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana da cidade de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior.
A funcionalidade usa o recurso On-Time Performance (OTP), que melhora a pontualidade dos coletivos, e será implantado nas onze operadoras privadas de transporte da cidade. A plataforma permitirá às operadoras trocarem os atuais processos de planejamento por uma plataforma de tecnologia de ponta e de fácil uso, que ajudará a melhorar a eficiência operacional e a elevar a qualidade do serviço de transporte da capital gaúcha.
“Estamos entusiasmados em ter a Optibus como parceira para impulsionar nossa iniciativa de modernizar a rede de transporte público de Porto Alegre e permitir que nossos operadores alcancem novos níveis de qualidade operacional, confiabilidade de serviço e satisfação dos passageiros“, diz Tula Vardaramatos, presidente da ATP.
“Ao firmar parceria com Porto Alegre, reafirmamos nosso compromisso de transformar o transporte público e apoiar as empresas de transporte e órgãos gestores em sua missão de oferecer mobilidade sustentável de alta qualidade em toda a cidade”, afirma André Vieira, Diretor Regional da Optibus no Brasil.