A cidade de Ponta Grossa passou a contar com um ônibus movido a gás. O novo veículo de tecnologia da Scania e operacional pela Viação Campos Gerais será utilizado no sistema de transporte coletivo do Município em caráter experimental durante todo o mês de agosto.
“A utilização de tecnologias mais limpas e inovadoras é uma das preocupações do Município para o transporte coletivo na cidade. Neste sentido, é muito importante a realização dessa parceria e a viabilização desse teste, que trará muito mais dados e mais experiência para que possamos desenvolver um sistema de transporte mais eficiente, com tecnologia cada vez mais limpa e adequada à realidade de Ponta Grossa”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a realização dos testes deve contribuir para que o Município desenvolva um sistema de transporte com mais economia e sustentabilidade.
“Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável. Temos certeza que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
Trata-se de um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.
Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.