Metrô SP

O que falta para iniciar as obras do metrô até o Jardim Ângela?

Renato Lobo | Via Trolebus

Em março de 2021, o Governo João Doria anunciava a extensão da Linha 5-Lilás do metrô, entre o Capão Redondo e o Jardim Ângela. Serão mais de 4 quilômetros de extensão e duas novas estações, com possibilidade de inserção de novos trens.

Haverá um parada intermediária, a Comendador Sant’Anna, que será elevada e localizada na avenida de mesmo nome, que fica em uma região que concentra comércios, serviços e equipamentos públicos. Já o terminal Jardim Ângela, que estará próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será subterrânea e conectada ao terminal de ônibus já existente da SPTrans e ao novo terminal a ser construído, que permitirá absorver o aumento da demanda de passageiros de ônibus com a implantação da nova estação.

As obras chegaram a ser prometidas para 2022, mas passado dois anos após o anúncio, nenhum canteiro foi montado. Na verdade, os trabalhos ainda carecem de análises finais para o início das construções. Recentemente, a população local fez até protestos cobrando o transporte de alta capacidade.

Renato Lobo | Via Trolebus

Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na semana passada na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, informou que ainda resta a elaboração do projeto executivo, que está em curso.

O titular da pasta informou aos deputados que o estudo executivo deve demorar 12 meses para conclusão, sendo que foi iniciado em julho. A finalização do projeto, portanto, deve ocorrer em 2024, o que abre caminho para o início das obras, antes da ultima etapa a ser vencida, e talvez mais importante: a alocação de recursos.

As obras devem custar R$ 3,2 bilhões, bancados pelo estado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus