O futebol é considerado paixão nacional, e o MetrôRio escalou uma “juíza” e um “bandeirinha” para orientar as pessoas que utilizam o sistema metroviário carioca.
De acordo com comunicado da operadora, os dois personagens analisaram o comportamento de um grupo de atores nas estações Botafogo, Uruguaiana/Centro, Pavuna e Central do Brasil/Centro e analisarão as imagens em um monitor do VAR (assistente de vídeo), montados nos locais, chamando a atenção para o que não deve ser feito, considerando as regras de segurança. O objetivo é conscientizar e orientar os clientes, estimulando as boas práticas no sistema metroviário.
Os “árbitros” ficaram localizados nas plataformas e mezaninos das quatro estações, alertando contra atitudes que podem provocar acidentes, inclusive, colocar em risco e prejudicar outros passageiros, atrasar a viagem e impactar a operação do sistema.
Tudo faz parte de ações para prevenção de acidentes. A ação foi realizada nas estações Botafogo, Uruguaiana/Centro, Pavuna e Central do Brasil/Centro.
Além disso, a campanha de segurança conta com mensagens que são exibidas por meio de vídeos e imagens pelas estações, trens, redes sociais e site da concessionária para sensibilizar os passageiros sobre a importância do respeito às regras de utilização do metrô e prevenção de acidentes.
“A colaboração e o respeito às regras de convivência são fundamentais para a segurança de todos os clientes no metrô. O “VAR” é uma forma lúdica de chamar atenção para essas boas práticas e vem reforçar as nossas ações diárias de conscientização nas estações”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio. A campanha educativa é assinada pela agência Sides.