O Metrô de São Paulo prepara a compra de novos trens para a extensão da Linha 2-Verde, no trecho entre a Vila Prudente e a Penha. A aquisição poderá ser de até 44 unidades, com itens diferentes do que há na frota atual.
Na semana passada, a operadora homologou contrato para prestação de serviços de auditoria do projeto para compra dos novos comboios. O contrato foi estabelecido com a Russell Bedford GM Auditores Independentes S/S que firmou o contrato com 70 meses de duração e 66 meses de execução pelo valor de R$ 180 mil.
Trens sem condutores
No último dia 17 de março de 2022, o Metrô realizou a primeira audiência pública para aquisição de 44 novos trens para operação em suas linhas, com grandes possibilidades da frota operar na Linha 2-Verde, que deve ganhar 8 quilômetros de extensão até a Penha.
Os novos trens terão passagem livre entre carros (open gangway), layout dos assentos é “misto”, ou seja, bancos virados para frente ou para trás da composição de um lado e bancos virados para as laterais, do outro.
A frota terá tecnologia “driverless” (GoA4), ou seja, que permite operação sem condutor na frente da composição. Ainda não está claro se haverá de fato a operação sem condutor na linha verde, mas se sabe que esses trens vão estar preparados para este fim.
A nova frota terá ainda tomadas USB para os passageiros carregarem equipamentos eletrônicos, sistema de baterias que, em caso de emergência, devem suportar até 60 minutos, com todos os equipamentos ligados, comunicação visual será por monitores LCD, sinalização das portas utilizarão LEDs coloridos e sistema de comunicação de áudio e vídeo poderá ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).