O governo federal lançou nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com comunicado do governo, haverá investimentos públicos federais de R$ 371 bilhões para os próximos quatro anos em áreas como transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e água para todos.
No estado de São Paulo, no setor de ferrovias, estão previstas 10 obras com eixos dentro do estado, ou em que o estado é rota, como é o caso da Malha Norte entre São Paulo e Minas.
Sobre o transporte de passageiros, o Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, foi contemplado. Trata-se de um projeto do governo estadual, que indicou o plano ao governo federal.
Já sobre o Metrô, o PAC deve beneficiar a conclusão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Penha, além de sua extensão até Guarulhos. É ainda citado a conclusão da Linha 9-Esmeralda até Varginha.
Corredores de ônibus
Os investimentos ainda devem contemplar uma série de corredores de ônibus, como os BRTs em Campinas, Guarulhos, Sorocaba e Diadema. São ao menos seis eixos de ônibus nos seguintes trechos:
- Corredor Barueri-Osasco-Carapicuíba-Jandira da EMTU;
- Corredor de ônibus em Campinas;
- Corredor ABC em Diadema;
- Corredor de ônibus em Guarulhos;
- Corredor de ônibus em Ribeirão Preto;
- BRT em Sorocaba.
1 comentário