Alberto Epifani – Coordenador de Planejamento e Gestão, em palestra no fórum “Interoperabilidade sobre Trilhos”, do Instituto de Engenharia, em sua apresentação, revelou alterações de nomes de estações além de novas paradas previstas na malha futura.
Uma delas é uma futura parada entre as atuais estações Barra Funda e Água Branca, chamada de Pompéia. Assim como as duas paradas, a nova estação proposta teria a integração entre as Linha 7-Rubi, operada pelo futuro operador do Trem Intercidades, e 8-Diamante, gerida pela ViaMobilidade.
O mapa mais atual ainda mostra mudanças em nomes de estações da futura Linha 19-Celeste, como a futura estação Pari que seria agora Cerealistas. Consta ainda futuras estações previstas, como Lajeado na Linha 11 e Barcelona na Linha 10.
Linhas 5 e 6 na Mooca
Pela apresentação, a linha 5-lilás iria até a futura Estação São Carlos, e não mais até o Ipiranga, como mostrado anteriormente.
Segundo Alberto, a função de levar a linha 5 até a futura Estação entre as paradas Ipiranga e Mooca da Linha 10 da CPTM, ajudaria na integração com uma outra eventual extensão da Linha 13-Jade em São Carlos. Ampliaria portanto o acesso da malha metroferroviária com o Aeroporto de Guarulhos.
Em um futuro remoto, seria uma quádrupla integração, entre as linhas 5-Lilas, 10-Turquesa, 13-Jade, além da 6-Laranja, que pode crescer a partir de São Joaquim.
Só não fica claro como ficará a futura Linha 16-Violeta, que ligará Oscar Freire e Cidade Tiradentes, e que também passaria pela futura Estação São Carlos.
comentários