Durante o fórum “Interoperabilidade sobre Trilhos”, do Instituto de Engenharia, Alberto Epifani – Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em palestra, revelou um mapa mais atualizado da rede sobre trilhos, além de novas paradas previstas na malha futura.
Entre elas está de volta um projeto de uma parada intermediária na Linha 9-Esmeralda, entre as atuais estações Jurubatuba e Autódromo, a futura Pedreira.
Foi revelado ainda na apresentação:
O projeto
A nova estação é um projeto que surgiu em meados de 2010, prevendo sua construção em meados de 2025. Dados apontam que a estação receberia diariamente 10 mil passageiros, o mesmo volume esperado para a recém inaugurada estação João Dias, na mesma linha.
A estação Pedreira seria erguida às margens da Ponte Jurubatuba, com o mezanino sendo construído em sua margem leste.
É previsto ainda a implantação de um terminal de ônibus integrado à estação, ao lado da Avenida Interlagos, eixo importante de deslocamento que serve de passagem para diversas linhas de ônibus. Os trajetos ligam o extremo sul até localidades mais próximas do centro da capital.