A Iveco apresentou seu modelo de ônibus elétrico, o E-WAY, no Seminário Nacional NTU 2023, ocorrido nesta semana em Brasília.
De acordo com a fabricante, o veículo tem 12 metros, com peso bruto total (PBT) de 20 toneladas, piso low-floor, pack de oito baterias no teto e motor com torque de 2.500 Nm, superior ao dos motores a diesel e fundamental para manter os tempos de viagem, mesmo nos horários de pico.
Atualmente cerca de 1.000 unidades estão atualmente em serviço em diversos países europeus, como França, Itália, Espanha, Holanda, Noruega e Alemanha, tendo percorrido mais de 55.000.000 km.
Opções de modelos
O pacote modular de baterias é customizável à aplicação de cada operação, podendo assim reduzir o custo final do veículo. O E-WAY está disponível também em configurações 9,5 metros, 10,7 metros e 18 metros articulado.
Nova tecnologia de Bateria
A empresa ainda tem planos de lançar em 2024 a nova tecnologia de bateria NMC (lítio, níquel, cobalto e manganês), solução mais versátil, potente e de alto desempenho, desenvolvida pela FPT Industrial especialmente para a fabricante, trará capacidade individual de 69,3 kWh ao modelo. Com a tecnologia exclusiva, será possível carregar o ônibus durante a noite na estação de carga, na versão articulada do E-WAY, com autonomia de até 400 km, de acordo com as condições de operação.
“Junto dos atores do transporte público urbano de passageiros no Brasil, estamos conscientes de que o setor é vital para a mobilidade sustentável, o que transformará os deslocamentos e a qualidade de vida das cidades”, afirma Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para América Latina. “Atentos a cada passo da descarbonização do transporte, deixamos claro durante o Seminário Nacional NTU 2023 que temos produtos robustos, consagrados e tecnologia de ponta para atender não só a demanda de eletromobilidade, como também de ônibus a gás natural no Brasil e na América Latina”, diz Fetzner.