O Governo do Estado estuda um atendimento entre as linhas 8-Diamante e 9-ESmeralda, com um novo sistema de sinalização que permitiria trens com intervalos de 3 minutos.
De acordo com o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, estuda-se um atendimento da Linha 9-Esmeralda até Água Branca e Barra Funda.
Na prática, um trem partiria da zona oeste rumo as regiões sul atendida pela Linha 9. “A gente quer melhorar a sinalização da linha oito e nove. Então hoje a linha oito e nove tem uma sinalização antiga que não permite algumas certas operações. Se a gente conseguir colocar uma nova a gente pode diminuir esse tempo de viagem pra três minutos e meio, até três minutos e também a gente consegue fazer entre conexões entre a oito e a nove. O pulo do carneiro é levar nove, por exemplo, pra Água Branca ou até pra Barra Funda”, disso o titular da pasta durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações, na Assembleia Legislativa.
O projeto de ligação entre os dois eixos não é novo, mas acabou sendo descartado após a conexão da Linha 4-Amarela entre as estações Pinheiros e o centro da capital, este que por sua vez conta com fácil acesso até a Barra Funda.