Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações, na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, falou em “interface” entre as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix de trem e o Trem Intercidades eixo sul, entre São Paulo e a Baixada Santista.
A pasta pretender conceder as duas linhas da CPTM em conjunto, com leilão previsto para 2025. Estuda-se a adoção de uma parceria público privada – PPP.
Tamanduateí como hub
Em outra entrevista, para a Revista Ferroviária, Benini falou a respeito dos planos da gestão para as linhas de trem de médias distâncias.
Segundo ele, Tatuapé é pensada para ser estação de chegada do TIC eixo leste, até São José dos Campos, enquanto Tamanduateí, o terminal do eixo sul até Santos.
“Para chegar em Tatuapé, que é onde imaginamos a gare Leste, o TIC São José dos Campos vai precisar usar um trecho da Linha 11 e um da Linha 12. Ele não consegue chegar até Tatuapé sem passar pelas linhas 11 e 12. Então, eu já tenho que prever isso na concessão, com relação ao headway, por exemplo, de modo que se consiga fazer essa viagem com o TIC São José dos Campos. A mesma coisa na Linha 10. Estamos pensando a gare Sul de São Paulo em Tamanduateí, onde tem a Linha 2-Verde do Metrô SP. Tenho que pensar no headway da Linha 10 de acordo com a possibilidade de compartilhamento da linha com o TIC Santos.” – afirmou.