O Governo do Estado de São Paulo ainda não bateu o martelo referente a finalização das obras da Linha 17-Ouro do monotrilho.
Em maio, o Metrô de São Paulo rescindiu contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro sobre as obras da Linha 17 que diz respeito a “execução de obras civis remanescentes e implantação de acabamento, paisagismo, comunicação visual e instalações hidráulicas das estações”. A empresa não conseguiu finalizar as construções.
No primeiro semestre, o Governador Tarcísio de Freitas informou que poderia repassar as obras para a ViaMobilidade, que será a empresa que vai operar o monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi na Linha 9.
O plano em repassar a finalização do monotrilho avançou, segundo o ex-ministro da infraestrutura. “Nós avançamos muito com a CCR nos que diz respeito a assunção desse trecho por eles”, informou o Governador em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 9 de agosto de 2023.
A ViaMobilidade, por sua vez, disse que entregaria uma proposta ao governo do estado para concluir as obras. Em entrevista a sites setoristas de transportes, com a participação do Via Trolebus, o Presidente da Divisão de Mobilidade da CCR, Marcio Hannas, afirmou que o grupo recebeu “o pedido do Governo do Estado pra que a gente estude incorporar no escopo que nós já temos de operação, incorporado também um escopo de construção da linha, de finalizar a construção da linha”.
Não há, no entanto, uma definição sobre o futuro das construções. Nas palavras do governador na agenda desta quarta, está colocado na mesa ainda outras opções, como chamar outros colocados da licitação.
Entrega e Pátio
Tarcísio ainda informou que pretende entregar o monotrilho em 2026, e que os trabalhos devem ser concentrados no Pátio Água Espraiada para a chegada dos trens que estão em fabricação.