Há pelo menos 20 anos, fala-se em levar a Linha 4-Amarela do metrô para Taboão da Serra, e durante a gestão do ex-governador João Doria, foi revelado que a concessionária ViaQuatro poderia tocar a extensão de cerca de 3 quilômetros. O eixo complementar da linha que vai até a Luz, entretanto, não saiu do papel.
Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações, na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, informou que ainda não há projeto executivo para extensão do metrô até a cidade, a partir de Vila Sônia.
Nas palavras do titular da pasta, a extensão da linha 4 está “um pouco mais atrasada em relação a Linha 5”, comparando a outra extensão do metrô a partir de Capão Redondo até o Jardim Ângela.
Benini, no entanto, falou que o projeto seria fácil, já que são 3,3 quilômetros de túneis. Na audiência, o titular da pasta informou que a proposta seria entregue pela ViaQuatro para apreciação do governo do estado, e mais 12 meses para elaboração do projeto executivo.
Após o estudo, a extensão poderá entrar em obras a partir de 2024.