O Presidente do Chile, Gabriel Boric, juntamente com o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz e o presidente do Metrô, Guillermo Muñoz, apresentaram a nova Linha 9 do Metrô de Santiago.
O novo eixo metroviário deve cortar 8 municípios, com o transporte de massa entre La Granja, San Ramón ou La Pintana até centro de Santiago em cerca de 30 minutos.
Ao todo serão 27 quilômetros, 19 estações e mais de 2 milhões de habitantes beneficiadas. A nova linha será um eixo norte-sul ao longo do eixo da Av. Santa Rosa.
Deve ter conexões, ou “combinações” como chamam os Chilenos com as linhas 2, Linha 3, Linha 7 e Linha 9. Fornecerá conectividade a oito comunas: Recoleta, Santiago, San Miguel, San Joaquín, La Granja, San Ramón, La Pintana e Puente Alto. La Pintana, o setor Bajos de Mena e La Legua terão acesso ao metrô pela primeira vez.
A entrega da Linha 9 será feita nas seguintes fases:
Primeiro trecho: entrada em operação em 2030 e considerando 10 estações, entre a estação Bío Bío e a estação localizada na Plaza de La Pintana.
Segundo trecho: comissionamento em 2032 e considerando 4 estações, entre a estação Bío Bío e a estação Puente Cal y Canto.
Terceiro trecho: comissionado em 2033 e considerando 4 estações ao sul da estação localizada na Plaza de La Pintana e terminando na estação Plaza de Puente Alto da Linha 4.
Rede cresceu nos últimos anos
Santiago desbancou São Paulo em extensão da malha metroviária, quando entregou entre os anos de 2017 e 2019, as novas linhas 3 e 6.
Em janeiro, o Metrô de Santiago no Chile e a Thales assinaram dois contratos para o fornecimento e manutenção de um centro de controle de operações (CCO) para a Linha 7, que deve entrar em operação no início de 2027.
O novo eixo metroviário terá 26 km, servindo os distritos de Cerro Navia, Renca, Quinta Normal, Santiago, Providencia, Vitacura e Las Condes.
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