O Chile segue com planos de aumentar o uso do transporte sobre trilhos, após um investimento expressivo em Metrô. Os planos da atual gestão é investir US$ 8 bilhões com o objetivo de triplicar o número de passageiros e impulsionar o desenvolvimento regional fora da região metropolitana de Santiago, segundo artigo do site Railway Gazette. O plano deve ser consolidado até 2030.
Fazem parte do programa governamental Trenes para Chile (‘Trens para o Chile’), liderado pelo Ministério de Transportes e Comunicações. Metade do financiamento deve ser gasto antes do final de 2026 e o restante até 2030, segundo José Solorza Estévez, CEO da ferrovia nacional EFE Trenes de Chile, na publicação do site especializado.
A meta é que a EFE atinja um número anual de 150 milhões de passageiros até 2027. Isso representaria um aumento de quase três vezes em relação aos 55,9 milhões de 2022, que Solorza diz ser um número recorde, apesar dos efeitos prolongados de a pandemia de Covid-19.
Entre os projetos estão o suburbano Santiago – Melipilla, que reativará os serviços de passageiros em uma rota de 61 km que atende os distritos a sudoeste da capital. Há prevista ainda restauração dos serviços de passageiros entre Santiago e a segunda maior cidade, Valparaíso, além da introdução de um serviço suburbano Santiago – Batuco. Outros pacotes incluem a expansão da provisão ferroviária suburbana em Valparaíso (US$ 700 milhões) e US$ 267 milhões para melhorias na rede suburbana Biotrén de duas linhas em torno de Concepción.