Monotrilho

CCR quer retomar concessão do monotrilho da Linha 15-Prata

Renato Lobo | Via Trolebus

Durante coletiva do sindicato dos Metroviários, a presidente da entidade, Camila Lisboa, informou que o grupo CCR quer na justiça a anulação da decisão que cancelou concessão da Linha 15-Prata.

O governo do estado tinha planos de conceder a Linha 15-Prata do monotrilho para a iniciativa privada. O Processo de concessão teve a abertura das propostas em março de 2019, mas o processo foi anulado judicialmente em novembro daquele ano.

O processo foi anulado por decisão do juiz Kenichi Koyama, da 11ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo. A ação, movida pelo Sindicato dos Metroviários, pleiteava a ilegalidade da licitação por diversas razões e foi impetrada às vésperas do leilão, que teve apenas uma proposta apresentada, a da ViaMobilidade Linha 15, concessionária formada pela CCR (80%) e RuasInvest (20%).

Desde então, o processo seguiu suspenso, e de acordo informações publicadas no Diário Oficial do Estado, no caderno do Poder Legislativo de 12 de fevereiro de 2021, “os autos foram remetidos à instância superior para apreciação da apelação”.

O sindicato está ainda em um movimento grevista contra as demais concessões. “A privatização piora os serviço, e atrasa a vida dos passageiros. Diferente do que o governo diz, não trás economia o dinheiro para o estado. Os contratos preveem 30 anos de lucro”, disse Camila.

Uma greve está marcada para esta terça-feira, 14 de agosto de 2023.

 

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus