Ônibus

Após liberação de faixa de ônibus para carro no DF, trânsito não melhora

Divulgação

Na semana passada, uma faixa exclusiva de ônibus no Distrito Federal acabou sendo liberada para veículos. A medida causou repercussão negativa entre pessoas que acompanham o noticiário de mobilidade.

Depois da polêmica, os gestores constataram que o trânsito não melhorou. Segundo comunicado da Semob, o trânsito volta a ser proibido para veículos comum nesta terça.

A operação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi autorizada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em caráter experimental, por tempo indeterminado. O objetivo da mudança era desafogar o trânsito da importante rodovia distrital.

Os técnicos da Semob avaliaram que as viagens de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) registraram atrasos de 25 minutos nas linhas que operam pelo corredor. Em consequência, os veículos não conseguiam chegar a tempo nos respectivos terminais, causando atrasos nas viagens seguintes.

Já o fluxo de veículos particulares não obteve melhorias significativas, ficando a velocidade média apontada pelo App Waze em torno de 22 km/h.

Como os resultados não foram expressivos, decidimos voltar com a funcionalidade da faixa exclusiva, seguindo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana de privilegiar o transporte público coletivo de passageiros com mais qualidade e menor tempo de viagem”, disse o secretário da Semob, Flávio Murilo Prates.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus