Na semana passada, uma faixa exclusiva de ônibus no Distrito Federal acabou sendo liberada para veículos. A medida causou repercussão negativa entre pessoas que acompanham o noticiário de mobilidade.
Depois da polêmica, os gestores constataram que o trânsito não melhorou. Segundo comunicado da Semob, o trânsito volta a ser proibido para veículos comum nesta terça.
A operação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi autorizada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em caráter experimental, por tempo indeterminado. O objetivo da mudança era desafogar o trânsito da importante rodovia distrital.
Os técnicos da Semob avaliaram que as viagens de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) registraram atrasos de 25 minutos nas linhas que operam pelo corredor. Em consequência, os veículos não conseguiam chegar a tempo nos respectivos terminais, causando atrasos nas viagens seguintes.
Já o fluxo de veículos particulares não obteve melhorias significativas, ficando a velocidade média apontada pelo App Waze em torno de 22 km/h.
“Como os resultados não foram expressivos, decidimos voltar com a funcionalidade da faixa exclusiva, seguindo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana de privilegiar o transporte público coletivo de passageiros com mais qualidade e menor tempo de viagem”, disse o secretário da Semob, Flávio Murilo Prates.