A ViaMobilidade deve retomar as obras da estação Santo Amaro. No dia 17 de agosto de 2021, estruturas metálicas que faziam parte da obra de ampliação da estação caíram no Rio Pinheiros.
Havia a expectativa de que o local fosse inaugurado em dezembro de 2021, mas o acidente frustrou os planos da concessionária. O novo prazo é entregar a estação em 2024.
A intervenção da estação faz parte da contrapartida do contrato de concessão da Linha 5-Lilás do metrô, no ponto de conexão com a linha 9-Esmeralda, sob gestão do mesmo grupo, a CCR.
As obras de melhoria do espaço tiveram início em 25 de janeiro de 2020, e no total serão construídos 4.000 m² de novas áreas de circulação, que vai ajudar no intercâmbio entre as duas linhas, além de criar novos espaços, inclusive comerciais.
Uma grande estrutura deve ser erguida ao lado da plataforma do Metrô, o que deve duplicar a área de embarque e desembarque, ajudando na circulação dos passageiros que lotam a estação nos horários de pico.
As empresas do grupo, tanto na Linha 4-amarela quanto na 5-Lilás, tem aproveitado os espaços livres nas estações para aumentar a chamada receita não tarifária, ou seja, aquilo que se arrecada além da cobrança da tarifa.