A mineradora e operadora ferroviária Vale anunciou uma parceria com a Wabtec, para o fornecimento de três locomotivas a bateria FLXdrive, além disso colaborará em um projeto para testar o combustível de amônia como uma potencial alternativa limpa ao diesel.
A empresa vai implantar as três locomotivas da bateria na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Os trens da ferrovia são alguns dos mais longos do mundo, geralmente compostos por 330 vagões que transportam até 45.000 toneladas.
As locomotivas a baterias vão operar em um trecho de 140 km de subida em Açailândia, Maranhão, onde o consumo de combustível do trem é maior, substituindo duas locomotivas a diesel suplementares atualmente implantadas para auxiliar os trens que operam no trecho. Os trens serão fabricados em Contagem, Minas Gerais. A entrega está prevista para 2026.
Amônia como combustível alternativo limpo
A Vale e a Wabtec também vão colaborar em um estudo para o uso da amônia como combustível alternativo limpo, que não emite CO₂. O estudo vai analisar inicialmente o desempenho, as reduções de emissões e a viabilidade em um ambiente de laboratório e terá a duração de dois anos. Espera-se que a amônia ofereça uma gama ampliada em comparação com outros combustíveis livres de carbono.
A Vale anunciou um investimento de US$ 4 a 6 bilhões em 2020 para reduzir suas emissões diretas e indiretas em 33% até 2030. A rede ferroviária da Vale responde por 10% de suas emissões de carbono. O Programa Powershift da empresa estuda especificamente a substituição de combustíveis fósseis por fontes limpas nas operações da empresa.