Monotrilho VLT

Traçado na Anchieta e VLT: as alternativas estudadas para a Linha 18-Bronze

Projeção 3D de uma futura estação da extinta linha 18 bronze. Na imagem vemos uma estação elevada de monotrilho com avenidas e carros circulando abaixo dela.
Projeção 3D de uma estação da extinta linha 18 bronze. Fonte: Fernandes Arquitetos.

Um monotrilho passando pela Rodovia Anchieta. Esta foi uma das alternativas estudadas pelo Metrô de São Paulo para a finada Linha 18-Bronze, que ligaria a capital paulista ao ABC. O projeto foi enterrado em 2019 pela gestão do ex-prefeito João Doria, e no lugar foi anunciado um BRT custando menos, mas com menor capacidade.

O relatório de impacto ambiental aponta que foram elaboradas inicialmente 7 alternativas de traçado; posteriormente, estas foram ampliadas para 9 sendo que todas elas tinham origem no centro de São Bernardo do Campo (Paço Municipal), com destino para pontos relevantes da rede estrutural metropolitana:

  • Terminal Sacomã, com conexão para a Linha 2 – Verde do Metrô e Expresso Tiradentes;
  • Estação Tamanduateí, com conexão para a Linha 2 – Verde do Metrô e Linha 10 – Turquesa da CPTM;
  • Estação São Judas, com conexão para a Linha 1 – Azul do Metrô;

As alternativas mostravam um caminho diferente do projeto escolhido, o 1B, com o monotrilho passando por vias como as Avenidas Miguel Stéfano e Bosque da Saúde em São Paulo, além da Senador Vergueiro, Kennedy e Goiás,. no ABC Paulista.

Alternativas estudadas:

Alternativa 1A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Tamanduateí), via Senador Vergueiro e Guido Aliberti;

Alternativa 1B: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Tamanduateí),
via Lauro Gomes e Guido Aliberti; –  alternativa escolhida; 

Alternativa 2A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Tamanduateí), via Senador Vergueiro, Kennedy e Goiás;

Alternativa 3A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (São Judas), via Senador Vergueiro, Rudge Ramos, Taboão e Miguel Stéfano;

Alternativa 4A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Senador Vergueiro, Rudge Ramos e Via Anchieta;

Alternativa 3B: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (São Judas), via Senador Vergueiro, Rudge Ramos, Via Anchieta, Vergueiro e Bosque da Saúde;

Alternativa 4B: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Senador Vergueiro, Guido Aliberti e Almirante Delamare;

Alternativa 4C: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Lauro Gomes, Guido Aliberti e Almirante Delamare;

Alternativa 4D: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Lauro Gomes e Via Anchieta.

Outro tipo de modal

Além de alterativas de traçado, o Metrô ainda estudou um VLT. Tanto monotrilho quanto VLT, segundo o estudo, possuem “a mesma ordem de grandeza de custos de operação e manutenção”.

Mas o Metrô optou por Monotrilho por apresentar “um custo de implantação entre 18 e 20% inferior ao custo de implantação estimado para o VLT, já considerando os custos de mitigação do ruído atribuído ao VLT;”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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