Um monotrilho passando pela Rodovia Anchieta. Esta foi uma das alternativas estudadas pelo Metrô de São Paulo para a finada Linha 18-Bronze, que ligaria a capital paulista ao ABC. O projeto foi enterrado em 2019 pela gestão do ex-prefeito João Doria, e no lugar foi anunciado um BRT custando menos, mas com menor capacidade.
O relatório de impacto ambiental aponta que foram elaboradas inicialmente 7 alternativas de traçado; posteriormente, estas foram ampliadas para 9 sendo que todas elas tinham origem no centro de São Bernardo do Campo (Paço Municipal), com destino para pontos relevantes da rede estrutural metropolitana:
- Terminal Sacomã, com conexão para a Linha 2 – Verde do Metrô e Expresso Tiradentes;
- Estação Tamanduateí, com conexão para a Linha 2 – Verde do Metrô e Linha 10 – Turquesa da CPTM;
- Estação São Judas, com conexão para a Linha 1 – Azul do Metrô;
As alternativas mostravam um caminho diferente do projeto escolhido, o 1B, com o monotrilho passando por vias como as Avenidas Miguel Stéfano e Bosque da Saúde em São Paulo, além da Senador Vergueiro, Kennedy e Goiás,. no ABC Paulista.
Alternativas estudadas:
Alternativa 1A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Tamanduateí), via Senador Vergueiro e Guido Aliberti;
Alternativa 1B: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Tamanduateí),
via Lauro Gomes e Guido Aliberti; – alternativa escolhida;
Alternativa 2A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Tamanduateí), via Senador Vergueiro, Kennedy e Goiás;
Alternativa 3A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (São Judas), via Senador Vergueiro, Rudge Ramos, Taboão e Miguel Stéfano;
Alternativa 4A: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Senador Vergueiro, Rudge Ramos e Via Anchieta;
Alternativa 3B: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (São Judas), via Senador Vergueiro, Rudge Ramos, Via Anchieta, Vergueiro e Bosque da Saúde;
Alternativa 4B: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Senador Vergueiro, Guido Aliberti e Almirante Delamare;
Alternativa 4C: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Lauro Gomes, Guido Aliberti e Almirante Delamare;
Alternativa 4D: São Bernardo do Campo (Paço Municipal) – São Paulo (Sacomã), via Lauro Gomes e Via Anchieta.
Outro tipo de modal
Além de alterativas de traçado, o Metrô ainda estudou um VLT. Tanto monotrilho quanto VLT, segundo o estudo, possuem “a mesma ordem de grandeza de custos de operação e manutenção”.
Mas o Metrô optou por Monotrilho por apresentar “um custo de implantação entre 18 e 20% inferior ao custo de implantação estimado para o VLT, já considerando os custos de mitigação do ruído atribuído ao VLT;”