Ônibus

Teresópolis recebe novos ônibus

Divulgação

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, recebeu cinco veículos adquiridos pela Viação Dedo de Deus.

Os novos coletivos devem operar nas linhas Alto x Jardim Pimenteiras, Granja Guarani x Tijuca e Vargem Grande x Rodoviária, rotas que percorrem em seus itinerários boa parte dos bairros do município.

Outros cinco micro-ônibus estão programados para chegarem até setembro, totalizando dez veículos seminovos que vão substituir os ônibus mais antigos.

Nova pintura

Os coletivos foram estilizados com a nova pintura que será adotada na cidade. “A crise deixou marcas profundas e exigiu decisões difíceis, mas garantimos a continuidade do transporte coletivo em Teresópolis mesmo nos momentos mais críticos. Agora, estamos avançando com a aquisição de ônibus mais novos e entrando para uma fase de melhorias que serão percebidas com o tempo pela população, mas que dependem também de políticas públicas adequadas para a mobilidade do município” –  afirma Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus

O sistema transporta cerca de 50 mil pessoas diariamente, mas o número é ainda 25% menor do que antes da pandemia e, pelo menos, 40% desses passageiros possuem direito à gratuidade. Segundo Marcelo Augusto, isso vem impactando diretamente no preço da tarifa. “Quem paga a gratuidade é o passageiro pagante. A tarifa de R$ 4,90 é elevada, mas os estudos apontam que ele deveria ser de R$ 5,90 por causa dos custos do setor e das gratuidades. Por isso, além de ônibus mais novos, é necessário um entendimento sobre as políticas de subsídio ao setor, revisão de linhas, implantação de corredores expressos para ônibus, entre outras iniciativas que, juntas, possam reduzir o preço e melhorar o transporte à população”, afirma.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus