As cidades de Duisburg, na Alemanha, e Aarhus, na Dinamarca, devem receber um total de 81 ônibus de emissão zero nos próximos meses em contratos firmados com a Solaris, totalizando aproximadamente 50 milhões de euros.
A cidade de Duisburg estabeleceu um contrato com a fabricante para o fornecimento de 25 ônibus Urbino a hidrogênio, 11 na versão de 12 metros e 14 veículos articulados de 18 metros. Os veículos de 12 metros estão programados para entrega em 2024 e os ônibus articulados em 2025. Esses ônibus serão os primeiros ônibus movidos a hidrogênio nesta cidade alemã.
Os modelos escolhidos serão veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio, de baixo ruído e livres de emissões. Há ainda o sistema de assistência completa (ADAS), que conta com detecção de pedestres e ciclistas em pontos cegos, com alerta do motorista por meio de sinais sonoros e visuais.
Outros ônibus elétricos articulados vão para a AarBus, operadora da cidade dinamarquesa de Aarhus. Foi estabelecido contrato para o fornecimento de 56 ônibus elétricos Solaris Urbino de 18 metros. Assim, em breve, 80% da sua frota de ônibus será elétrica, com tudo o que isso implica em termos de redução dos níveis de ruído e de emissões de CO2.
Esses novos veículos serão fornecidos em dois lotes, com as primeiras 31 unidades sendo entregues em 2024 e as 25 restantes em 2025. Eles serão equipados com baterias Solaris High Energy com capacidade superior a 450 kWh, proporcionando à frota amplo alcance e operacionalidade durante cada dia de serviço.