A cidade de Santo André, no ABC Paulista, passou a testar nesta segunda-feira um novo ônibus elétrico em seu sistema municipal.
Segundo o prefeito da cidade, Paulo Serra, o veículo começa a ser testado nas linhas das empresas Guaianazes e Vaz. Os experimentos serão feitos em todos os tipos de linhas, levando em conta as distâncias e relevo. O veículo inicialmente rodará sem passageiro, e a primeira a receber o veículo é a B21, que liga a Cidade São Jorge ao Bairro Campestre.
“É um caminho sem volta, e a questão da sustentabilidade é fundamental. Estava dizendo que da parte de emissão de gases poluentes, 50% de 50% vem é de veículos automotores e os ônibus acabam colaborando muito, né? Metade dos gases que a gente recebe hoje de efeito estufa. Emissões de gases, incluindo os veículos automotores e consequentemente os ônibus movidos a diesel. Então tem uma contribuição enorme para o meio ambiente.” – disse o prefeito Paulo Serra.
O prefeito ainda falou que a administração municipal planeja a troca dos cerca de 300 ônibus municipais para veículos menos poluentes. Um cronograma deve ser anunciado até o fim do ano.
Paulo Serra ainda cobrou o governo federal sobre um incentivo para a adoção destes tipos de veículos no transporte urbano. “Nós temos buscado junto ao governo federal mesmo os governos municipais têm se mobilizado. Na minha opinião, deveria ter um incentivo tributário. Mas isso ainda vai vai fazer parte de uma grande discussão a frente nacional de prefeitos, capitaneada pelo prefeito Ricardo Nunes, que está colocando o ônibus também na capital.”
Vídeo: