O Governo do Rio de Janeiro planeja incluir a linha 3 do metrô entre as obras financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, segundo a Rádio Band News.
A administração estadual enviou um ofício ao Governo Federal com três projetos prioritários, entre eles a nova linha metroviária. A nova linha deve demandar R$ 4,5 bilhões, e percorrer 14 estações entre Guaxindiba, em São Gonçalo, e a Praça Araribóia, no Centro de Niterói.
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, prometeu lançar nesta semana um chamamento de empresas interessadas em fazer a modelagem da licitação.
O projeto nasceu em 1968, onde era esperado que a linha estaria construída em 1990. Em 2011, o Governo Federal chegou a anunciar a construção da linha começaria naquele ano para uma abertura em 2014. Em setembro de 2013, o governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma Rousseff anunciaram uma parceria entre os governos federal e estadual, com o objetivo de arrecadar R$ 2,57 bilhões no total para a construção da Linha 3.
Já em 2014, o governador Pezão manifestou a intenção de iniciar a construção da Linha 3 antes do final do ano, mas o estado não tinha os recursos necessários.
O sistema atual é formado pelas Linhas 1, 2 e 4 e conta com 56,5 km de extensão.