O Governo do Estado de São Paulo tem planos de conceder as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e monotrilho da Linha 15-Prata até 2025, de acordo com publicação do site Metrô/CPTM. O edital seria lançado em março de 2025, com assinatura em agosto.
O site teve acesso a documentos em que cita que o governo estadual estabeleceu o mês de setembro de 2023 como um “marco zero” do projeto de concessão da empresa, com estudos preliminares de desestatização.
Durante o mês de junho, o jornal “Folha de São Paulo“ divulgou a possibilidade de concessão dos serviços, com o objetivo de “estabelecer a marca de um governo que passou um grande número de equipamentos do poder público para a administração empresarial“, diz a publicação.
Durante a entrega do primeiro trem da ViaMobilidade, o governador já havia falado sobre a operadora, que na avaliação dele estaria “flertando com a dependência” financeira.
Sindicato deve reagir
De acordo com comunicado do Sindicato dos Metroviários, será discutido em assembleia no dia 13 “nossas formas de luta e a realização de uma greve para enfrentar estes retrocessos.”
Há embutida na manifestação o processo de concessão da manutenção dos trens do monotrilho.