Ônibus

Nova York anuncia passe livre em ônibus urbanos

Nova York terá passe livre em ônibus a partir de setembro, devendo durar até 12 meses. A gratuidade servirá em uma linha para cada um dos cinco distritos: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.

O programa piloto, da Metropolitan Transportation Authority (MTA), deve contemplar cerca de 43.900 passageiros diários durante a semana.

O MTA é a força vital da cidade de Nova York e estou orgulhosa do tremendo progresso que fizemos ao retornar o número de passageiros aos níveis pré-pandêmicos”, disse a governadora Kathy Hochul. “Ao estabelecer essas rotas piloto de ônibus gratuitos, estamos expandindo o acesso ao transporte público em toda a cidade e melhorando a equidade do trânsito para atender melhor a todos os nova-iorquinos”, afirmou. O serviço deve atender sobretudo a setores de baixa renda e acesso a empregos e atividades comerciais.

O programa de gratuidade é possível após o repasse de 70 bilhões de dólares em auxílio federal, às agências estaduais de trânsito. A medida passou a valer em 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus